Integrando tecnologia e educação para um aprendizado inovador! Com a recente instituição da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educacionais (COINTE) pela Portaria SEI nº 32, de 12 de janeiro deste ano, os Núcleos de Apoio em Tecnologia Educacional (NATE), anteriormente conhecidos como NTE, têm um papel crucial no avanço das práticas educativas nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte.
Objetivos do NATE:
Apoio Pedagógico para Projetos TIC: Os NATE oferecem assistência na elaboração e implementação de projetos educacionais que integram tecnologias da informação e comunicação, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.
Formação Continuada de Educadores: Trabalhamos em colaboração com as coordenações pedagógicas das DIRECs para planejar e alinhar as capacitações que atendam às necessidades dos docentes, com foco na aprendizagem dos alunos em todas as etapas educacionais.
Promoção do Uso de Tecnologias na Educação: Cooperamos na formação de professores, equipes pedagógicas, gestores e técnicos escolares, promovendo a incorporação de tecnologias educacionais na prática pedagógica diária.
O Plano de Ação do NATE inclui a formação de professores nas escolas, a reformulação do site da 9ª DIREC, e a elaboração de projetos com metodologia de co-criação. Além disso, foram criados o gerenciador de espaços compartilhados, o portfólio digital das escolas e das bibliotecas, a Linkoteca e o repositório de TCCs para cursos técnicos. Outras iniciativas incluem a transformação da Portaria-SEI nº 2788 em infográfico, o sistema de reservas de espaços e recursos e a implementação da Agenda Google no setor pedagógico.
O Portfólio Digital de Trabalho do NATE é fruto da colaboração entre o núcleo, as escolas e os professores. Este espaço digital organiza e documenta os projetos de cocriação realizados nas unidades escolares, destacando a integração das tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o portfólio permite que os professores compartilhem suas práticas inovadoras, recursos pedagógicos e os resultados alcançados, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento da comunidade escolar.
Metodologia de Cocriação
A metodologia de cocriação é um processo colaborativo em que diferentes partes interessadas (professores, alunos, gestores e, às vezes, membros da comunidade) trabalham juntos para criar soluções, projetos ou produtos. No contexto educacional, a cocriação envolve a participação ativa de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, garantindo que suas ideias, experiências e conhecimentos sejam considerados no desenvolvimento de projetos pedagógicos.
A cocriação não se trata simplesmente de reunir um grupo de pessoas e esperar que a magia criativa surja do nada. Você precisa criar um ambiente que incentive a confiança, promova o respeito e encoraje novas ideias.
A cocriação se baseia nos seguintes princípios:
Colaboração inclusiva. Sejam de especialistas, usuários finais ou membros da comunidade, cada voz deve ser valorizada e considerada no processo criativo.
Diversidade de ideias. Para que a cocriação funcione bem, é necessário ter muitas ideias diferentes. A combinação de experiências e abordagens distintas é o que permite gerar soluções mais criativas e adaptadas às necessidades do público.
Experimentação e aprendizagem. A disposição para tentar novas ideias ajuda suas soluções ou projetos a evoluírem.
Colaboração ativa: Todos os envolvidos participam ativamente no processo, contribuindo com suas perspectivas e conhecimentos.
Foco no aluno: Na educação, a cocriação coloca os alunos como protagonistas. Eles não são apenas receptores de conteúdo, mas colaboram na criação das atividades e projetos pedagógicos.
Processo dinâmico: A cocriação é iterativa, o que significa que há espaço para ajustes e melhorias contínuas com base no feedback de todos os participantes.
Valorização da diversidade: A diversidade de ideias, experiências e perspectivas é fundamental para enriquecer os resultados e promover inovação.
E. E. CAPITÃO MOR GALVÃO: Este projeto, conduzido pelas professoras Yska Kaline (História) e Reika Gabriele (Língua Portuguesa), tem como objetivo promover a educação midiática e a cidadania digital entre os alunos. Através de uma abordagem interdisciplinar, os estudantes são incentivados a identificar, analisar e combater a disseminação de notícias falsas, desenvolvendo senso crítico e responsabilidade no uso das mídias digitais.
Projeto: Utilização do Padlet como Minute Paper e Diário Digital na Disciplina de Língua Portuguesa
E. E. CAPITÃO MOR GALVÃO: Coordenado pela professora Roseane Medeiros, este projeto visa integrar ferramentas digitais na prática pedagógica, utilizando o Padlet como recurso para o registro de atividades diárias e reflexões dos alunos. A proposta é estimular a escrita e a organização de ideias, melhorando a fluência textual e o pensamento crítico através de uma plataforma interativa.
Projeto: Construindo Explicações em Química com ChatGPT
E. E. CAPITÃO MOR GALVÃO: Sob a orientação do professor Antônio Marcos, este projeto busca utilizar o ChatGPT como uma ferramenta inovadora para auxiliar os alunos no entendimento de conceitos complexos de Química. Através de interações com a IA, os estudantes são desafiados a formular perguntas e a obter explicações detalhadas, facilitando a compreensão dos conteúdos e promovendo a autonomia no aprendizado.
E. E. CAPITÃO MOR GALVÃO:A professora Cibelly Dantas, da E. E. Capitão Mor Galvão, lidera este projeto inovador que utiliza inteligência artificial para aprimorar o processo de aprendizagem na disciplina de Biologia. O BioQuiz Insights permite que os alunos monitorem seu progresso de forma interativa, ajustando suas estratégias de estudo com base em curvas de aprendizagem personalizadas geradas pela IA. O projeto busca não apenas melhorar o desempenho acadêmico, mas também desenvolver habilidades de autogestão e aprendizado contínuo.
Agenda Escolar Inteligente com Dola IA: Inovando a Gestão
E. E. CAPITÃO MOR GALVÃO: Sob a orientação da assessoria da 9ª DIREC, o projeto "Agenda Escolar Inteligente com Dola AI: Inovando a Gestão" visa aprimorar a organização e a gestão escolar utilizando a Dola AI. A ferramenta automatiza a criação de eventos, envio de lembretes e facilita a comunicação entre gestores e professores, tornando o gerenciamento mais eficiente e colaborativo. Esse projeto busca modernizar a administração escolar, garantindo melhor coordenação das atividades e otimização do tempo.
E. E. CAPITÃO MOR GALVÃO: A professora Gabriela lidera o projeto "Explorando o Espanhol com Vídeos Interativos", que utiliza o Edpuzzle para promover o aprendizado dinâmico e personalizado da língua espanhola. O projeto foca no desenvolvimento das habilidades de compreensão auditiva e vocabulário, além de incentivar a autonomia dos alunos por meio de atividades interativas. Com vídeos personalizados, os estudantes podem monitorar seu progresso e aprimorar suas habilidades linguísticas de forma envolvente e prática.
Conservação, Preservação e Sustentabilidade com o aporte pedagógico da Plataforma Clickideia
O projeto "Cocriação: Conservação, Preservação e Sustentabilidade com o aporte pedagógico da Plataforma Clickideia" visa conscientizar os alunos da importância da conservação ambiental e sustentabilidade através de atividades colaborativas. Com orientação da 9ª DIREC, o projeto abrange desde a escrita colaborativa e roteiros interativos no Clickideia até ações práticas como o plantio de mudas, promovendo o aprendizado ativo e responsável. Utilizando recursos digitais e metodologias participativas, os alunos desenvolvem competências relacionadas aos ciclos biogeoquímicos, compreensão dos impactos ambientais e aplicação de soluções sustentáveis, resultando em uma maior integração e responsabilidade socioambiental.
E. E. CAPITÃO MOR GALVÃO: A professora Gabriela lidera o projeto "Explorando o Espanhol com Vídeos Interativos", que utiliza o Edpuzzle para promover o aprendizado dinâmico e personalizado da língua espanhola. O projeto foca no desenvolvimento das habilidades de compreensão auditiva e vocabulário, além de incentivar a autonomia dos alunos por meio de atividades interativas. Com vídeos personalizados, os estudantes podem monitorar seu progresso e aprimorar suas habilidades linguísticas de forma envolvente e prática.