A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), através da 9ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, apresenta a Jornada Pedagógica 2024, tendo como tema: Equidade na Educação: Garantia de Aprendizagem e Respeito às Diversidades, que será desdobrado através de diversificadas práticas pedagógicas e reflexões, ao longo do ano letivo. A temática oportunizará aos docentes, aos profissionais em geral e aos discentes: (1) reconhecer-se e (2) exercitar o respeito às diferenças.
Reconhecer preconceitos, estereótipos, identidades e diversidades, educando para a alteridade, é educar para saber lidar com o outro, com o diverso, a fim de superar, antes de tudo, a visão de um currículo eurocêntrico e promover as aprendizagens em todos os espaços da escola e do território da comunidade escolar dando voz e desejando a reparação social em que os direitos básicos não são respeitados.
A discussão inicial feita no dia 21/02/2024, durante a Jornada Pedagógica, precisa refletir-se nas práticas de currículo e diretamente em sala de aula, no desenvolvimento do senso crítico dos discentes superando desequilíbrios de poder surgidos a partir dos variados contextos históricos e modernos de pobreza, etnias, gênero, orientação sexual...
A busca é continuamente melhorar a convivência das pessoas e o consumo mais crítico da enxurrada de informações a que estamos expostos diariamente, permitindo que, como agentes de transformação social, promovamos a equidade educacional pressupondo a justiça nos processos diários no trato das diferenças, de modo que a educação de todos os estudantes seja considerada de igual importância.
A partir desse tema a SEEC RN e a 9ª DIREC têm como objetivo para o planejamento do ano letivo de 2024, construir práticas e atividades para enxergar as diversidades, reconhecendo e valorizando as contribuições passadas e atuais de diferentes povos do Brasil e do mundo, ajudando crianças, jovens, e adultos a interagir de forma mais reflexiva e responsável sobre as convivências e informações que nos cercam. Essa prática pretende identificar e combater desigualdades sistêmicas, abandono, evasão e reprovação escolar que permitem que os estudantes deixem a escola, silenciosamente.
A Lei nº 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Lei 11.645, de 10 março de 2008, que tornaram obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira, nas Etapas da Educação Básica: Ensino Fundamental e Ensino Médio, entre tantas outras leis, não bastam apenas como regulações. É preciso ir além, incorporando no cotidiano escolar mais pautas que provoquem reflexões sobre as diversidades, sobre o racismo estrutural, a inclusão e outras práticas de forma a aplicar tais reflexões em mudanças que impactem o currículo, a convivência respeitosa e sadia, permanente e positiva, entre pares.
A escola precisa ser um local de pertencimento, acolhimento, escuta, proteção, troca de conhecimentos, valores, afetos e segurança. As convivências precisam ser cuidadas, pois também impactam na aprendizagem e qualquer tipo de incivilidade, agressividade e violência ao serem identificadas, precisarão ser tratadas, sempre. Precisamos cuidar desta consciência coletiva para que não despersonalizemos a escola.
Tais discussões e reflexões contribuirão para o fortalecimento das unidades escolares estaduais e municipais, por meio da reelaboração de seus Projetos Político Pedagógicos e Curriculares em 2024, visando a construção de um Currículo Potiguar que privilegie a educação integral, emancipatória, democrática e inclusiva.
Elba Alves da Silva
Coordenadora Pedagógica da 9ª DIREC
21 de fevereiro - manhã (7h30 às 12h)
21.02 - tarde (13h30 às 16h)
Programação 22.02 a 01.03
Expositores
Rafael Batista
. Neuropsicólogo CER II;
. Graduado em Pedagogia;
. Especialização em . Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial;
. Especialista em Terapia ABA.
Elenice Luanara
. Licenciada em História - UFRN - 2016;
. Especialista em Gestão escolar com ênfase em coordenação pedagógica - Anhanguera 2018;
. Professora dos anos finais do Ensino Fundamental na rede privada de ensino;
. Orientadora Social da Assistência Social (São Vicente RN);
. Graduanda em Pedagogia - Faveni (2024).
Larissa Roque
. Psicóloga graduada na UFRN;
. Pós-graduada em Neuropsicologia e Psicopedagogia;
. Psicóloga Escolar e Educacional;
Neuropsicóloga Clínica;
. Mestranda em Psicologia com ênfase em Neuropsicologia pela UFRN.
Juliana Cristina
. Nutricionista da DRAE (Diretoria Regional de Alimentação Escolar) SEEC/RN;
. Graduação em Nutrição e Licenciatura em Educação Física (UFRN);
. Mestrado em Educação;
. Especialista em Bases Nutricionais em Atividade Física;
. Especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos ( IFRN).
Ana Luyza Pereira
. Assessora em Psicologia da 9ª DIREC;
. Terapeuta clínica - CER II APAE;
Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial.
Yuma Ferreira
Articuladora municipal RENALFA;
Coordenadora Pedagógica da SEMEC Currais Novos/RN (Ensino Fundamental Anos Iniciais);
Professora da rede municipal e estadual de ensino;
Doutora em Educação (UFRN);
Graduada e mestra em História (UFRN).
Luma Carvalho
. Gestora e Produtora Cultural (Casarão de Poesia);
. Assessora Pedagógica 9ª DIREC;
. Mestrado em Letras (ProfLetras).
Alline Sousa
. Supervisora de Educação Especial da 9ª DIREC;
. Assessora Pedagógica 9ª DIREC;
. Graduada em Letras e Pedagogia;
. Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE);
. Pós-graduada em Pedagogia Empresarial;
. Especialista em Ensino da Língua Espanhola.
Elba Alves
Coordenadora Pedagógica da 9ª DIREC;
Ângela Silva
. Supervisora de Gestão da 9ª DIREC;
. Articuladora Regional do RENALFA;
. Assessora Pedagógica do Ensino Fundamental da 9ª DIREC.
Edmilson Oliveira
. Articulador Regional do RENALFA;
. Assessor Pedagógico da 9ª DIREC (Ensino Fundamental Anos Iniciais e da EJA).
Silvana Assunção
. Supervisora de Escolarização;
. Censo Escolar;
. Documentação.
Raimundo Marinho
Assessor de Escolarização do Transporte Escolar.
Flávio Bezerra
. Assessor de Escolarização;
. SIGEDUC;
. Documentação Escolar.
Andréia Lopes
. Assessora de Escolarização;
. Calendário Escolar.
Vitória Lourenço
. Assessora de Escolarização;
. Busca Ativa.
Material utilizado nas apresentações dos expositores
Slides
Painel 1:Tema: Equidade na Educação: Garantia de Aprendizagem e Respeito às Diversidades
Um Novo Olhar sobre a Formação e Diálogo com a Comunidade Escolar (Rafael Batista, Ana Luyza Pereira, Luma Carvalho)
Vídeo (Chegança)
Painel 2:
Tema: Identidades, Diversidades e Alteridades: superação do currículo eurocêntrico e promoção das aprendizagens (Elenice Luanara)
Slides
Painel 2: Tema: Equidade na Educação: Garantia de Aprendizagem e Respeito às Diversidades
Um Novo Olhar sobre a Formação e Diálogo com a Comunidade Escolar
Slides
Acompanhamento Pedagógico 2024:
. Um Novo Olhar sobre a Formação e Diálogo com a Comunidade Escolar (Angela Silva, Edmilson Oliveira ,Yuma Ferreira)
. A Gestão Escolar como Mediadora de Conflitos com Vistas à Garantia da Equidade e da Aprendizagem (Elba Alves)
Rota de Ação 2024 Guia Prático Gestores e Equipe Pedagógica 9ª DIREC (Elba Alves)
Slides
Alimentação Escolar (Juliana Cristina e Elisnara Monalisa)
Arquivo
Orientações para o Ano Letivo 2024 (Silvana Assunção, Raimundo Marinho, Andréia Lopes, Flávio Bezerra e Vivi Lourenço)
Cronograma
Público: Equipe 9ª DIREC, Gestores(as), Vice-Gestores(as), Coordenadores(as) e Apoios Pedagógicos, Secretários Municipais
Responsável: Equipe 9ª DIREC
Público: Acolhida dos servidores pelos gestores em suas respectivas escolas: com toda a comunidade Escolar;
Responsáveis: Gestão Escolar e Equipe Pedagógica.
Público: Gestão Escolar reúne os Profissionais das suas escolas;
Responsáveis: Gestão Escolar e Equipe Pedagógica
Público: Gestão e Equipe Pedagógica com os professores e profissionais das Salas de Apoio Pedagógico (Outros);
Responsáveis: Gestão Escolar e Equipe Pedagógica.
Público: Equipe Escolar;
Responsável: Equipe Escolar
Público: Equipe Escolar;
Responsável: Equipe Escolar
Vídeos Jornada