Inscrição e Submissão de Trabalhos - I Congresso de Educação da 9ª DIREC
Antes de submeter um trabalho, o participante deverá inscrever-se no I Congresso de Educação da 9ª DIREC clicando [aqui]. Para o Congresso, serão aceitos trabalhos com até 5 autores(as), incluindo o(a) autor(a) principal e coautores(as). Cada autor(a) poderá submeter até dois trabalhos como autor(a) principal.
Orientações para Submissão de Trabalhos:
Apenas um(a) autor(a) será responsável pela submissão do trabalho, incluindo os nomes dos(as) coautores(as), se houver.
Todos os(as) autores(as) e coautores(as) deverão estar inscritos(as) no evento antes da submissão.
1. Estrutura do Relato
Seu relato deve seguir o modelo padronizado de formatação, incluindo as seguintes seções obrigatórias:
● Desejo de Futuro: Apresenta os objetivos do trabalho e a motivação para a prática narrada.
● O Contexto: Descreve a situação inicial e os desafios enfrentados.
● O Problema: Delimita o problema central abordado pela prática.
● A História Vivida: Detalha o que foi feito, como foi feito e os recursos utilizados (metodologia).
● A Mudança: Apresenta os resultados alcançados e as evidências que comprovam a mudança.
● A História Continua: Discute os próximos passos e desdobramentos futuros.
● Referências: De acordo com as normas da ABNT.
2. Formatação
● Fonte Arial, tamanho 12 (título em negrito, tamanho 14).
● Texto justificado, com espaçamento de 1,5 entre linhas.
● Margens: superior/esquerda 3,0 cm; inferior/direita 2,0 cm.
● Extensão: entre 10 a 12 páginas.
3. Eixo temático
Eixo 1: Práticas Eficazes de Gestão Escolar
Foco: Destacar o desenvolvimento de abordagens estratégicas para uma gestão escolar eficaz, priorizando o planejamento educacional e uma liderança forte que promova um ambiente de aprendizagem bem organizado e motivador. Enfatizar as melhores práticas que apoiam a colaboração, o estabelecimento de metas e o monitoramento de desempenho, garantindo melhorias escolares sustentáveis e o sucesso dos alunos.
Eixo 2: Inovação e Tecnologias Educacionais
Foco: Explorar a integração de tecnologias emergentes e inovações dentro do contexto educacional. A ênfase será na utilização de ferramentas digitais, plataformas de aprendizagem online e metodologias que incorporem a tecnologia como um componente central do processo de aprendizagem. Este eixo abordará como a tecnologia pode melhorar não apenas o engajamento do aluno, mas também as estratégias instrucionais, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais dinâmicos e inclusivos.
Eixo 3: Metodologias de Ensino e Aprendizagem
Foco: Investigar metodologias pedagógicas de ponta e práticas de ensino inovadoras. Este eixo fornece insights sobre como a tecnologia pode ser alavancada para simplificar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, com foco em aprendizagem personalizada, estratégias de aprendizagem ativa e o papel do professor em orientar abordagens centradas no aluno que encorajem o pensamento crítico e a autonomia.
Eixo 4: Educação Inclusiva
Foco: Promover estratégias para atender às diversas necessidades dos alunos, enfatizando a educação inclusiva para alunos com deficiências ou necessidades especiais. Este eixo visa promover um ambiente escolar acolhedor e equitativo, garantindo que todos os alunos, independentemente de seus desafios, possam acessar e se beneficiar de educação de alta qualidade por meio de abordagens de aprendizagem personalizadas e adaptativas.
Eixo 5: Desenvolvimento Profissional do Professor
Foco: Abordar o desenvolvimento profissional contínuo do professor como uma pedra angular para melhorar a qualidade do ensino. O foco será equipar os educadores com as ferramentas, conhecimento e estratégias para lidar com diversos cenários de sala de aula de forma eficaz, adaptar-se a novas demandas educacionais e integrar inovações em sua prática de ensino, ao mesmo tempo em que promove o aprendizado reflexivo e ao longo da vida para o crescimento profissional.
4. Critérios de Avaliação
Os relatos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
● Clareza e Coerência na organização do texto.
●Relevância para o eixo temático escolhido (práticas de gestão, ensino e aprendizagem, inovação e tecnologias, educação inclusiva).
● Definição clara dos objetivos na seção "Desejo de Futuro".
● Qualidade e clareza metodológica na seção "A História Vivida".
●Apresentação dos resultados na seção "A Mudança", com evidências que justifiquem os resultados alcançados.
● Perspectiva de continuidade apresentada na seção "A História Continua".
● Conformidade com as normas de formatação e uso adequado de referências.
● Correção Gramatical.
● Originalidade e inovação no relato.
● Aplicabilidade e impacto da prática relatada no campo educacional.
5. Pontuação e Aprovação
A avaliação de cada relato será baseada em uma pontuação de 0 a 100 pontos, onde:
● Pontuação mínima de 70 pontos será necessária para que o relato seja aprovado e considerado apto para publicação nos anais do evento.
6. Importante
Após o envio, os relatos não poderão sofrer alterações de conteúdo.
● Apenas correções ortográficas poderão ser realizadas após a aceitação, caso necessário.
● Pedimos que revisem atentamente seus relatos antes da submissão, garantindo que todos os critérios e normas sejam seguidos. Agradecemos pela sua colaboração e estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
Atenciosamente,
Comissão Científica do Congresso
ATENÇÃO! Os relatos de experiências aprovados serão publicados em um eBook oficial da 9ª DIREC, promovendo a disseminação de boas práticas educacionais.
Entrega até 28/03/2025.
Os trabalhos do gênero artigo científico devem ser submetidos em um dos quatro eixos temáticos do evento. Os eixos temáticos são:
Eixo 1: Práticas Eficazes de Gestão Escolar
Foco: Destacar o desenvolvimento de abordagens estratégicas para uma gestão escolar eficaz, priorizando o planejamento educacional e uma liderança forte que promova um ambiente de aprendizagem bem organizado e motivador. Enfatizar as melhores práticas que apoiam a colaboração, o estabelecimento de metas e o monitoramento de desempenho, garantindo melhorias escolares sustentáveis e o sucesso dos alunos.
Eixo 2: Inovação e Tecnologias Educacionais
Foco: Explorar a integração de tecnologias emergentes e inovações dentro do contexto educacional. A ênfase será na utilização de ferramentas digitais, plataformas de aprendizagem online e metodologias que incorporem a tecnologia como um componente central do processo de aprendizagem. Este eixo abordará como a tecnologia pode melhorar não apenas o engajamento do aluno, mas também as estratégias instrucionais, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais dinâmicos e inclusivos.
Eixo 3: Metodologias de Ensino e Aprendizagem
Foco: Investigar metodologias pedagógicas de ponta e práticas de ensino inovadoras. Este eixo fornece insights sobre como a tecnologia pode ser alavancada para simplificar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, com foco em aprendizagem personalizada, estratégias de aprendizagem ativa e o papel do professor em orientar abordagens centradas no aluno que encorajem o pensamento crítico e a autonomia.
Eixo 4 - Educação Inclusiva:
Foco: Promover estratégias para atender às diversas necessidades dos alunos, enfatizando a educação inclusiva para alunos com deficiências ou necessidades especiais. Este eixo visa promover um ambiente escolar acolhedor e equitativo, garantindo que todos os alunos, independentemente de seus desafios, possam acessar e se beneficiar de educação de alta qualidade por meio de abordagens de aprendizagem personalizadas e adaptativas.
Eixo 5: Desenvolvimento Profissional do Professor
Foco: Abordar o desenvolvimento profissional contínuo do professor como uma pedra angular para melhorar a qualidade do ensino. O foco será equipar os educadores com as ferramentas, conhecimento e estratégias para lidar com diversos cenários de sala de aula de forma eficaz, adaptar-se a novas demandas educacionais e integrar inovações em sua prática de ensino, ao mesmo tempo em que promove o aprendizado reflexivo e ao longo da vida para o crescimento profissional.